Desenvolvimento de Software

Vantagens e Desvantagens da Computação em Nuvem – Prós e Contras da Computação em Nuvem

Introdução

Computação em nuvem se refere a usar recursos computacionais (sejam eles de hardware e/ou software) residentes em uma máquina remota e que são entregues aos usuários como serviços sobre uma rede, tipicamente a internet. Por definição, um usuário confia seus dados a um serviço remoto que se limita a não alterá-los.

Quando o termo e o conceito apareceram pela primeira vez, muitas críticas foram feitas dizendo que a Computação na Nuvem seria mais uma moda tecnológica. Contudo, ela conseguiu alterar verdadeiramente a forma de como a TI é feita atualmente. A Nuvem conseguiu diminuir para empresas e ajudar usuários a focar no núcleo do seu negócio sem ficar obstruído por detalhes de TI. Por essas razões, parece que ela veio para ficar para um futuro imediato.

Categorias de Computação em Nuvem

Existem quatro principais modelos de Computação em Nuvem.

  • Infraestrutura como Serviço [Infrastructure as a Service] (IaaS)
  • Plataforma como Serviço [Platform as a Service] (PaaS)
  • Software como Serviço [Software as a Service] (SaaS)
  • Rede como Serviço [Network as a Service] (NaaS)

Vamos ver cada modelo em detalhes.

Infraestrutura como Serviço (IaaS): Esse é o modelo de serviço mais básico que provê ao usuário uma estrutura virtual, como por exemplo servidores e espaço de armazenamento. A Virtualização desempenha um papel principal nesse modo, permitido ao provedor de IaaS atender as necessidades dos usuários sob demanda retirando eles eles de um grande grupo em algum data center.

Plataforma como Serviço (PaaS): Nesse modelo, os provedores de nuvem entregam ao usuário um ambiente de desenvolvimento onde os usuários podem desenvolver e rodar suas aplicações. Os serviços podem incluir um sistema operacional, uma linguagem de programação, banco de dados e servidores web.

Software como Serviço (SaaS): Nesse modelo, a Nuvem provê ao usuário acesso a uma aplicação já desenvolvida que roda na nuvem. O acesso é feito por clientes da Nuvem e os usuários da nuvem não gerenciam a infraestrutura onde a aplicação reside. Isso elimina a necessidade de instalar e rodar a aplicação nos computadores dos usuários.

Redes como Serviço (NaaS): Esse é o modelo mais incomum onde o usuário pode ter acesso a serviços de rede como VPN e banda sob demanda.

Vantagens da Computação em Nuvem

A Computação em Nuvem oferece várias vantagens para usuários finais e negócios de todos os tamanhos. A vantagem óbvia é que você não precisa mais dar suporte à infraestrutura ou precisa ter conhecimento para desenvolver e manter a infraestrutura, o ambiente de desenvolvimento ou da aplicação, como vimos recentemente. Esse fardo é entregue para outra pessoa. O usuário pode focar no núcleo do seu negócio e externalizar todo o cuidado com a estrutura de TI.

Vamos ver algumas das principais vantagens da computação em nuvem e discutir elas em mais detalhes, tanto do ponto de vista de uma companhia quanto do ponto de vista do usuário final.

Eficiência de Custos

Essa é a maior vantagem da Computação em Nuvem. Ela advém da eliminação dos investimentos em servidores exclusivos para uma aplicação. Alavancado pelo poder da Nuvem, as companhias podem economizar na compra de licenças e ao mesmo tempo eliminar custos como o de servidor de dados, atualização de softwares, atualização de servidores, etc…

A Nuvem está disponível a taxas muito menores do que abordagens tradicionais e podem diminuir significantemente os custos com TI. Ao mesmo tempo, estão surgindo modelos escaláveis e convenientes de pagamento (como pagamento único ou pagamento por utilização), fazendo a nuvem mais atrativa.

Em termos mais técnicos, a nuvem entrega um melhor fluxo de caixa ele eliminando os custos associados com o desenvolvimento e manutenção da infraestrutura.

Conveniência e Disponibilidade Contínua

Nuvens públicas oferecem serviços que estão disponíveis em qualquer lugar que o usuário final possa estar localizado. Essa abordagem permite fácil acesso à informação e acomoda usuários de diferentes fusos horários. Como efeito colateral, aumentam as possibilidades colaboração já que agora é mais fácil acessar, ver e modificar documentos e arquivos.

Além disso, o uptime dos serviços é garantido na maioria dos casos, provendo a disponibilidade contínua de recursos. Os vendedores de nuvem, tipicamente, usam vários servidores para maior redundância. No caso de um sistema falhar, instâncias de outras máquinas são ligadas automaticamente.

Backup e Recuperação de Dados

O processo de backup e recuperação de dados é simplificado já que agora ele reside na nuvem e não em um dispositivo físico. Os provedores de nuvem oferecem um formas confiáveis e flexíveis de backup e recuperação de dados. Em alguns casos, a nuvem é usada puramente como sistema de backup de máquinas locais.

A Nuvem é amiga da Natureza

Em geral, a Nuvem é mais eficiente do que a uma estrutura de TI típica e consome menos recursos para trabalhar, economizando energia. Por exemplo, quando os servidores não estão sendo usados, a infraestrutura pode se reescalar para liberar recursos e consumir menos energia. A todo instante, apenas os recursos que são necessariamente necessários são consumidos pelo sistema.

Elasticidade e Redundância

Usualmente, uma Nuvem é construída sobre uma arquitetura robusta para prover elasticidade e redundância para os usuários. A Nuvem oferece um sistema de transferência automático entre as plataformas de hardware que incluem serviços de recuperação de desastres.

Escalabilidade e Performance

Escalabilidade é uma qualidade embutida de ambientes de Nuvem. As instâncias de Nuvem são construídas automaticamente quando necessárias e, como resultado, você paga apenas pelas aplicações e armazenamento que você precisa. De mãos dadas com isso, vem a elasticidade, já que permite as nuvens podem escalar para atender a necessidade que o seu sistema de TI.

Em relação a performance, os sistemas utilizam arquiteturas distribuídas que oferecem uma excelente velocidade de computação. De novo, é responsabilidade do provedor garantir que seus serviços rodem com os menores custos. As instâncias podem ser adicionadas instantaneamente para aumentar a performance e os tem acesso total ao hardware central da nuvem via seus dashboards.

Rápida Instalação e Integração Facilitada

Um sistema em nuvem pode estar pronto e rodando num curto período, fazendo a instalação rápida um benefício chave. No mesmo aspecto, a introdução de um novo usuário no sistema acontece instantaneamente, eliminando longas esperas.

Além disso, a integração de software ocorre automaticamente e organicamente em instalações de nuvens. Um negócio pode escolher os serviços e aplicações que melhor se adequam as suas preferências, tendo um esforço mínimo para customizar e integra essas aplicações.

Aumento na Capacidade de Armazenamento

A nuvem pode acomodar e armazenar muito mais dados comparados com um computador pessoal, de modo que ela pode oferecer armazenamento quase ilimitado. Isso elimina a preocupação e ficar sem espaço e ao mesmo tempo tira a necessidade de melhorar a qualidade do hardware, reduzindo o custo de TI.

Diversidade de Dispositivos e Independência de Localidade

Serviços da computação em Nuvem pode acessados via uma grande variedade de dispositivos eletrônicos que são capazes de ter acesso à internet. Além dos PCs tradicionais, entram nessa lista os smartphones, tablets,etc. Com a Nuvem, o conceito de traga seu próprio dispositivo[Bring your own device] (BYOD) pode ser facilmente adotado, permitindo que empregados usem seus dispositivos pessoais móveis no ambiente de trabalho.

Além de decidir qual dispositivo utilizar, o usuário final também decide de onde ele quer acessar o serviço. Não existe nenhuma limitação de meio ou de local. Nós podemos acessar nossas aplicações e dados de qualquer lugar no mundo, fazendo esse método muito atrativo para as pessoas. Computação em Nuvem tem uma apelação especial para companhias internacionais oferecendo a flexibilidade de ter os arquivos aonde eles estiverem.

Suave Curva de Aprendizagem

Aplicações em Nuvem, tipicamente, possuem uma curva de aprendizagem suave já que as pessoas já usam esse tipo de serviço. Usuários tendem a achar mais fácil adotá-los e se acostumarem a esse tipo de serviço. Os principais exemplos disso são as aplicações como Gmail e Google Docs.

Desvantagens da Computação em Nuvem

Como ficou claro acima, a Computação em Nuvem é uma ferramente que oferece vários benefícios para seus adeptos. Contudo, sendo uma ferramenta, ela também tem seus problemas e suas deficiências. Vamos citar as mais importantes.

Segurança e Privacidade na Nuvem

Segurança é a grande preocupação quando o assunto é Computação em Nuvem. Ao deixar sua estrutura baseada em uma nuvem remota, a companhia acaba liberando dados e informações privados, coisas que podem ser sensíveis e confidenciais. Acaba se tornando função do gerenciador de nuvem proteger e cuidar dos dados, por isso a confiança no provedor é algo muito crítico. A existência de uma companhia pode ser colocada em risco, por isso todas as demais possibilidades devem ser analisadas antes de uma decisão. Por esse mesmo caminho, até mesmo usuários finais pode se sentir incomodados em compartilhar seus dados para terceiros.

Similarmente, a privacidade na Nuvem é outro grande problema. Companhias e usuários devem confiar nos seus vendedores de serviços em Nuvem para protegerem seus dados de pessoas não autorizadas. As várias histórias de perda de dados e vazamento de senhas na mídia não melhoram a opinião dos usuários mais desconfiados.

Dependência do Vendedor

Uma das maiores desvantagens da Computação em Nuvem é a dependência implícita do provedor. Isso é o que a indústria chama de “dependência do vendedor”, já que é difícil – em alguns casos impossível – migrar os dados de um provedor uma vez que você já utiliza bem seus serviços. Se um usuário deseja migrar para outro provedor, ele poderá passar por muitos problemas para transferir uma grande quantidade de dados do provedor antigo para o novo. Essa é outra razão pelo qual você deve escolher cuidadosamente e contemplar bem todas as opções quando está escolhendo um provedor.

Dificuldades Técnicas e Tempo de Inatividade

Certamente, empresas menores vão adorar não ter que lidar com as dificuldades técnicas diárias e vão preferir deixar esse tipo de situação para uma empresa de TI estabelecida, contudo você deve ter em mente que todos os sistemas podem enfrentar disfunções de tempos em tempos. Interrupções e Inatividade são coisas possíveis mesmo para os melhores provedores de Nuvem, como o passado já mostrou.

Adicionalmente, você deve lembrar que toda a configuração depende de acesso à internet, assim todos os problemas de rede e conexão vão fazer a configuração inútil. Como um detalhe menor, também tenha em mente que pode levar vários minutos para a Nuvem detectar uma queda no servidor e lançar uma nova instância dos serviços.

Controle Limitado e Flexibilidade

Já que as aplicações e serviços rodam remotamente em ambientes virtuais de terceiros, companhias e usuários tem um controle limitado sobre as funções de software e hardware executadas. Além disso, como software remoto é usado acaba faltando, usualmente, algumas funções que existem em aplicações locais.

Vulnerabilidade Crescente

Relacionado com a segurança e privacidade mencionados antes, note que soluções baseadas em Nuvem estão expostas na internet e são, assim, alvos mais fáceis para usuários maliciosos e hackers. Nada na internet é completamente seguro e mesmo os maiores jogadores sofrem de ataques sérios e falhas de segurança. Devido a interdependência de sistemas, se uma das máquinas de armazenamento de rede é comprometida, pode haver vazamento de informações pessoais para o mundo.

Conclusão

A despeito das desvantagens e do fato de que ainda é uma tecnologia que está engatinhando, a Computação em Nuvem ainda é forte e tem grande potencial no futuro.

Sua base de usuários cresce constantemente e cada vez mais grandes empresas são atraídas para isso, oferecendo serviços melhores e mais aprimorados. Nossa esperança é que,no futuro, as vantagens aumentarão e as desvantagens serão mitigadas já que a Computação em Nuvem fez a vida do TI um pouco mais fácil.

Feliz Computação em Nuvem!

Translated by: João Lucas Scharf
This post is a translation of Advantages and Disadvantages of Cloud Computing – Cloud computing pros and cons from Ilias Tsagklis

Ilias Tsagklis

Ilias is a software developer turned online entrepreneur. He is co-founder and Executive Editor at Java Code Geeks.
Subscribe
Notify of
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
Back to top button